O mercado nacional de produtos fitofarmacêuticos cresceu 2,6% em 2017, mas a Syngenta superou este resultado, com um crescimento de 10,2%, sustentado pelo bom desempenho dos inseticidas e dos fungicidas. A ambição da empresa é reforçar a sua quota de mercado em Portugal, contando para isso com um pipeline de produtos “revolucionários”.
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«A Syngenta obteve um resultado excecional em Portugal no ano passado, um dos melhores de todas as regiões da Iberia», afirmou Javier Bardón, responsável comercial da Syngenta para a a Península Ibérica, durante a reunião de lançamento da campanha 2018, realizada em Aveiro, a 2 de Março, onde esteve presente com toda a sua rede de distribuidores.
Destaca-se o crescimento assinalável das vendas da Syngenta no segmento dos inseticidas e dos fungicidas, que veio reforçar a posição da empresa no mercado nacional, num ano agricola que foi dos mais difícies da última década e meia, devido ao fenómeno da seca. «Ainda assim, graças à diversidade do nosso portfólio e ao trabalho de parceria com a nossa distribuição, fomos capazes de entregar bons resultados em 2017», acrescentou Javier Bardón, considerando que em 2018 «é nas culturas especializadas (olival, vinha, fruticultura), onde os agricultores estão a obter boas rentabilidades, que antevemos maior segurança no mercado».
Nos últimos três anos, a Syngenta cresceu 9% no mercado nacional, tanto no negócio da proteção das culturas, como no negócio das sementes hortícolas. «Temos firmeza nas ideias, segurança na capacidade da distribuição e solidez na equipa da Syngenta, são esses os nossos trunfos para o futuro», revelou Paulo Machado, diretor comercial da Syngenta em Portugal.
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O elevado investimento da Syngenta no desenvolvimento de novas moléculas e na formulação de novos produtos comerciais – 1.300 mil milhões de euros/ano – é a trave mestra para a empresa continuar a liderar o mercado em inovação. «Vamos revolucionar o mercado europeu dos fungicidas nos próximos 3 a 4 anos, lançando produtos formulados com base em moléculas de nova geração, que controlam diversas doenças causadas por fungos, em várias culturas agrícolas e em sementes, através de um novo modo de ação, sem resistências cruzadas com outros produtos», revelou Fran Quiroga, responsável pelo portfólio da Syngenta na Península Ibérica.
A curto prazo, a Syngenta lançará, ainda em 2018, o Affirm Opti, uma nova formulação do conhecido inseticida Affirm, especificamente estudado para controlo de lepidópteros em fruteiras; bem como o Carial Top, uma nova solução para o controlo do míldio e da alternaria nas culturas do tomate e da batata.
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